Nos dias 29 e 30 de junho, diversas entidades aplicadas à produção de lã no Rio Grande do Sul se reunirão para o 2º Simpósio Gaúcho de Ovinocultura. O evento acontecerá no auditório do Centro Ciências Rurais, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), região central do estado.
Com a participação de representantes de entidades como Seapi, Emater/RS-Ascar, UFSM, Laboratório da Lã, Embrapa, Associação dos Criadores de Ovinos (Arco), Prefeitura de Santa Maria e outras instituições do setor, o simpósio tem como objetivo promover a discussão entre os envolvidos e buscar soluções para os desafios enfrentados.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o Rio Grande do Sul possui aproximadamente três milhões de cabeças de ovinos e produz cerca de 8 mil toneladas de lã por ano, tornando-se o maior produtor de lã do país.
No entanto, a classificação de "lã suja", principalmente das lãs médias e grossas, encontra-se estagnada no estado devido à redução da procura por parte da China. Atualmente, apenas as lãs mais finas têm sido comercializadas no mercado mundial, o que gerou um acúmulo de grande parte da produção gaúcha.
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas online. No site do simpósio, os interessados também podem acessar a programação completa do evento.
Foto: Fernando Dias/Secretaria de Agricultura do RS.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes).