O Ministério da Saúde concluirá, até o próximo dia 9, a distribuição de mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida, utilizada no tratamento de diabetes tipo 1. A aquisição do medicamento ocorreu após cinco meses de negociações com o setor farmacêutico e depois de duas tentativas sem sucesso em pregões anteriores realizados em agosto do ano passado e janeiro deste ano, que não receberam propostas.
A entrega antecipada da insulina foi realizada pelo Ministério da Saúde devido ao risco de desabastecimento decorrente da escassez mundial do produto. Essas 400 mil unidades se somam a 1,3 milhão de doses adquiridas de forma emergencial, garantindo o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiando mais de 60 mil pessoas em atendimento pelo sistema.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, os estoques das insulinas regulares mais consumidas, indicadas para pacientes com diabetes tipo 2 e outros tipos, estão considerados adequados. As insulinas análogas de ação rápida foram incorporadas ao SUS em 2017, após aprovação da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde).
Foto: Reprodução/USP
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).