Dados inéditos da pesquisa sobre brasileiros em situação de segurança alimentar grave revelam uma relação entre a fome e a discriminação racial e de gênero no país. De acordo com um suplemento divulgado nesta segunda-feira, aproximadamente uma em cada cinco famílias chefiadas por pessoas autodeclaradas pretas, ou seja, 20,6%, enfrenta fome no Brasil. Esse percentual é quase o dobro do registrado nos lares chefiados por pessoas brancas, onde a fome atinge 10,6%.
Quando se analisa a questão de gênero, a situação é ainda mais preocupante, visto que 22% das famílias lideradas por mulheres negras enfrentam a fome, também superando os 13,5% observados nas famílias chefiadas por mulheres brancas.
Esses números fazem parte da segunda pesquisa sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia, realizada pelo Instituto Vox Populi entre novembro de 2021 e abril de 2022. Essa pesquisa fornece informações cruciais sobre a realidade vivenciada por diferentes grupos sociais no Brasil em relação à fome e destaca a necessidade de ações urgentes para enfrentar essa desigualdade alimentar.
Foto: Reprodução
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).