As agências da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) do estado, estarão oferecendo atendimento especial durante a 4ª Semana Estadual do Migrante, que teve início na segunda-feira (19). A programação encerra nesta sexta-feira (23).
Durante os atendimentos, os migrantes serão direcionados para oportunidades de emprego e receberão orientações sobre o seguro-desemprego e a Carteira de Trabalho Digital. Na região sul do estado, as cidades de Pelotas e Rio Grande estão realizando atividades relacionadas ao evento.
Os interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer às agências com CPF e outros documentos de identificação:
- Protocolo de Solicitação de Refúgio;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM);
- Solicitação de Residência (documento aceito excepcionalmente sem foto);
- Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM);
- Registro Nacional do Estrangeiro (RNE);
Demais documentos de identificação emitidos no Brasil, como carteira de trabalho física ou passaporte.
Em Rio Grande: Cinco empresas presentes na unidade. Acompanhamento psicológico das famílias por alunos de Psicologia da faculdade Anhanguera, cadastro das famílias no Cadastro Único da prefeitura e oferta de curso de qualificação na área de informática pela Escola Silva Paes.
Em Pelotas: 13 empresas estarão recebendo com total de 100 vagas, sendo 20 preferenciais para mrigrantes. As vagas são para diversos setores ea as empresas são: Um hospital, um atacado e uma construtora.
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).