Pesquisadores gaúchos criaram ferramenta para tratamento de Alzheimer
Últimas Notícias
Publicado em 23/06/2023

A plataforma de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre tem como objetivo auxiliar pacientes com Alzheimer a preservarem a memória por meio da terapia de reminiscência, que se baseia na recuperação de memórias do passado.

De acordo com o Ministério da Educação, a intervenção é reconhecida em estudos científicos pelos efeitos positivos sobre a saúde mental de pacientes, cuidadores e familiares. O projeto conquistou neste ano, o prêmio Leão de Bronze no Festival de Cannes, na França.

No mês de abril, a pesquisa já havia sido reconhecida internacionalmente e foi tema de audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Porto Alegre.

Com base em estudos coordenados pelo pesquisador Eduardo Zimmer, no Rio Grande do Sul, há a possibilidade de o estado se tornar uma referência na prevenção da demência por meio da utilização de um equipamento que detecta a doença por meio de exames de sangue.

O deputado Loureiro está em negociações com a Secretaria de Saúde do Estado para estabelecer uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e disponibilizar esse serviço na rede pública de saúde. Atualmente, os exames desse tipo estão disponíveis apenas em instituições privadas, com custos elevados.

Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).

 

Comentários