A vacina contra a dengue, Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, está prevista para chegar às clínicas particulares brasileiras na próxima semana. Ainda não há informações se o imunizante será incorporado pelo Ministério da Saúde ao sistema do SUS.
A vacina, é a primeira a ser aprovada pela Anvisa para ser aplicada em qualquer pessoa com idade entre 4 e 60 anos e será feita em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Cada uma das doses deve chegar ao consumidor com o preço mínimo de R$301 reais.
O imunizante contra a dengue é composta por quatro sorotipos distintos do vírus responsável pela doença. Até o momento, a única vacina disponível no Brasil era a Dengvaxia, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.
Essa vacina é recomendada exclusivamente para pessoas que já foram previamente infectadas pelo vírus da dengue. Ela proporciona proteção contra uma possível segunda infecção, que pode se manifestar de forma mais grave e até mesmo levar ao óbito.
Além da Dengvaxia, o Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue chamada Butantan-DV. Os estudos para sua criação foram iniciados há mais de 10 anos e agora estão em fase avançada de pesquisa, na etapa final.
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes)