Receita Federal libera consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda
Últimas Notícias
Publicado em 23/06/2023

A Receita Federal anunciou que a partir desta sexta-feira (23), os contribuintes poderão consultar a lista de contemplados no segundo lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023. O crédito bancário para os 5.138.476 os beneficiários serão realizados na sexta-feira da semana seguinte (30), totalizando um valor de R$ 7,5 bilhões, destinados exclusivamente a grupos com prioridade.

Dentre os contribuintes beneficiários, 1,1 milhão são idosos, 70.589 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 468.889 têm o magistério como sua principal fonte de renda.

Além desses grupos prioritários, há cerca de 3,5 milhões de contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que demonstraram antes por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento da restituição via Pix.

Aqueles que não foram contemplados nos dois primeiros lotes ainda terão a oportunidade de receber uma restituição nas próximas rodadas de pagamento, agendadas para os dias 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro.

Para verificar se está entre os contemplados no primeiro lote de restituição do IRPF 2023, basta acessar a página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo do Fisco, disponível para dispositivos Android e iOS.

Nos sistemas mencionados, o contribuinte poderá verificar se sua restituição foi liberada, se ainda estiver em processo de análise ou se existem pendências. Caso haja pendências, é possível fazer correções por meio de uma declaração retificadora.

O pagamento da restituição será depositado diretamente na conta do bancário na declaração. O valor permanecerá disponível no banco por um período de um ano. Caso o contribuinte não realize o saque dentro desse prazo, será necessário solicitar o montante por meio do formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor da restituição não seja creditado na conta bancária, o contribuinte poderá comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades ) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos), a fim de agendar o crédito em sua conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

 

Foto:  Marcelo Camargo / ABr.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor Islabão). 

Comentários