O Fórum Social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma reunião em maio com o propósito de discutir a implementação da Lei Paulo Gustavo (LPG - Lei Complementar nº 195/2022), regulamentada pelo Decreto nº 11.525/2023 em 11 de maio de 2023. Essa lei estabelece ações emergenciais para atenuar os impactos da pandemia no setor cultural. Como resultado dessa reunião, foi elaborado um documento que reúne as falas e propostas dos representantes presentes, o qual foi encaminhado à Secretaria de Cultura (SECULT).
O encontro contou com a participação de agentes comunitários e culturais, proporcionando um espaço de democratização das informações e de articulação entre os participantes. Estiveram presentes a trabalhadora da cultura, produtora cultural e diretora de projetos da SECULT, Alessandra Ferreira, o professor do curso de Música da UFPel e coordenador dos projetos Produção e Políticas Culturais: Formulação e Acompanhamento do Plano de Cultura de Pelotas e AGIMOS - Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social, Leandro Ernesto Maia, a representante da mesa diretora do Conselho Municipal de Cultura (CONCULT), Annie Rodriguez Fernandes, e a professora representante da UFPel no CONCULT, Eleonora Santos.
Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e contribuições. Foram levantadas diversas ideias e propostas com o objetivo de colaborar na construção coletiva do plano de ação para o município de Pelotas. O resultado dessas discussões está registrado no documento enviado como uma primeira etapa de participação, atendendo ao pedido da SECULT, que estava coletando contribuições da comunidade.
Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão).