Na manhã desta quarta-feira (21), o Ministério Público deflagrou uma operação visando desmantelar um esquema de cobrança ilegal por atendimentos médicos. As ações ocorrem nos municípios de Sobradinho, na Região Central, e Segredo, no Vale do Taquari.
Os alvos da operação são dois médicos, dois ex-funcionários do Hospital São João Evangelista Unidade 2, localizado em Sobradinho, e dois ex-administradores da instituição. Eles estão sendo investigados por crimes de concussão, falsidade ideológica, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.
De acordo com o Ministério Público, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, abrangendo o hospital, dois médicos, dois escritórios de contabilidade e seis residências.
Ao investigar revelaram que os médicos utilizavam as contas bancárias das funcionárias do hospital para receber pagamentos indevidos, cobrados dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dois servidores poderiam presumir direito a uma comissão sobre esses valores.
O objetivo da operação é coletar provas e desarticular o esquema criminoso, que causava prejuízos financeiros aos cofres públicos e prejudicava a qualidade dos serviços prestados à população.
Foto: Divulgação/ MP.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor islabão).