Confira os critérios de distribuição de absorventes higiênicos no SUS
Últimas Notícias
Publicado em 21/06/2023

O governo anunciou nesta semana os critérios de distribuição de absorventes higiênicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa medida tem como objetivo garantir o acesso a produtos de higiene menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A distribuição dos absorventes será baseada em critérios como renda familiar, idade, número de dependentes, entre outros fatores socioeconômicos. Essa iniciativa visa assegurar que mulheres de baixa renda tenham acesso aos produtos necessários para sua saúde e bem-estar durante o período menstrual.

A ação busca combater a chamada "pobreza menstrual" e promover a equidade de gênero, garantindo que mulheres de todas as classes sociais tenham acesso a itens básicos de cuidado pessoal. A distribuição dos absorventes higiênicos será realizada por meio das unidades de saúde do SUS, visando alcançar o maior número possível de mulheres em todo o país.

Com essa medida, o governo busca reduzir as desigualdades e promover a dignidade menstrual, reconhecendo a importância do acesso a produtos de higiene para a saúde e a qualidade de vida das mulheres.

A portaria interministerial foi publicada nesta segunda-feira (19), e o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual prevê o investimento de R$418 milhões por ano. De acordo com o documento, os absorventes serão distribuidos em:

  • escolas da rede pública;
  • estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde;
  • unidades SUAS (Sistema Único de Assistência Social e presídios;
  • instituições socioeducativas.

A portaria estabelece também que o material de distribuição seja incluído aos critérios da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além da criação de de campanhas publicitárias sobre dignidade menstrual e ações de capacitação para profissionais sobre o tema.

 

Por: Lidiane Lopes (estagiária sob supervisão de Igor Islabão e Paola Fernandes).

Comentários