Municiparios de Pelotas aprovam aumento de 3,83% nos salários
Últimas Notícias
Publicado em 20/06/2023

Os servidores municipais de Pelotas aprovaram nesta segunda-feira (19) o reajuste salarial de 3,83% proposto pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Na semana passada, a prefeita também propôs a atualização do vale-alimentação, aumentando-o dos atuais R$ 330 para R$ 400. As propostas foram votadas pelos funcionários em assembléia geral realizada no auditório do Colégio Pelotense.

Apesar do aumento do vale-alimentação ter sido maior do que o esperado pelos funcionários, o clima na assembléia foi de incredulidade. A reunião, que começou com o auditório quase cheio, foi se esvaziando à medida que as temperaturas baixavam e a aprovação da proposta se tornava evidente. Durante o processo de votação, cerca de metade dos participantes iniciais permaneceu no plenário.

A principal fonte de descontentamento surgiu da recusa do Município em aumentar o salário base dos trabalhadores para o salário mínimo nacional. Atualmente, alguns dos funcionários recebem salários abaixo do salário mínimo e são protegidos por um pagamento complementar, deixando-os sem qualquer reajuste com base na ocorrência de atualizações de banco de dados.

A proposta da Prefeitura ao Simp chegou com um mês de atraso, depois que o Executivo anunciou que o acordo de banco de dados, feito em maio, seria adiado para junho para avaliar o impacto financeiro de eventuais reajustes salariais. A justificativa para o percentual abaixo da média exigido pelos servidores é o peso que a folha de pagamento representa no orçamento do município.

 

Foto: Ascom / Gustavo Vara. 

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor Islabão). 

Comentários