Ciclone extratropical deixa 13 mortos e desabrigados no RS
Últimas Notícias
Publicado em 19/06/2023

Desde a madrugada de sexta-feira (16), um ciclone extratropical que passou pelo estado do Rio Grande do Sul, deixou um rastro de destruição e tristeza. O número de vítimas fatais chegou a 13 no domingo (18), de acordo com informações da Defesa Civil. A cidade de Caraá, com sua população de 8 mil habitantes, registrou a morte de duas pessoas.

As autoridades atualizaram os dados no domingo à noite, informando que ainda há três pessoas desaparecidas, todas de Caraá. Cinco pessoas que estavam desaparecidas até a madrugada de domingo foram encontradas com a vida. O ciclone extratropical afetou 41 municípios ao todo, deixando 3.713 pessoas desabrigadas e 697 desalojadas.

As mortes foram registradas em várias cidades, incluindo Maquiné, São Leopoldo, Esteio, Novo Hamburgo, Gravataí, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. A situação se agrava ainda mais com cerca de 59 mil pontos sem energia elétrica na área de concessão da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE), como divulgado no sábado (17).

Diante dessa tragédia, as prefeituras estão tomando medidas emergenciais para enfrentar os prejuízos causados ​​pelo temporal. A Defesa Civil está mobilizada em todo o estado, com atenção especial para as regiões da Serra e do Litoral Norte. Para solicitar ajuda ou resgate, os números de emergência são 193 (Corpo de Bombeiros Militar) e 190 (Brigada Militar). Além disso, estão sendo aceitas doações para ajudar as vítimas. Os itens mais necessários incluem agasalhos, cobertores, materiais de higiene pessoal e de limpeza, bem como alimentos não perecíveis.

 

Confira os locais de doação disponíveis:

- Central de Doações da Defesa Civil do RS, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff);

- Palácio Piratini;

- Quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar;

- Prefeituras;

- Secretaria de Assistência Social do Estado;

- Procuradoria-geral do Estado;

- Supermercados da Rede Zaffari/Bourbon;

- Secretaria da Segurança Pública;

- Unidades do SESC;

- Secretaria de Estado de Esporte e Lazer;

- Banco do Brasil (pontos de coleta em 36 agências em Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Guaíba);

- Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem;

- Cruz Azul;

- Verte Saúde.

 

A semana no Rio Grande do Sul será de intensa articulação entre Estado e municípios para avaliação de medidas e encaminhamento de ações para manutenção do apoio humanitário e para definição do um plano para recuperação da infraestrutura pública danificada. Nesta segunda-feira (19), entre 17h30min e 20h, o governador Eduardo Leite coordenará uma reunião com parte de seu secretariado para o que definiu como "alinhamento das ações do governo". Pelo Twitter, Leite anunciou que irá a Brasília, provavelmente na quarta-feira (21), para intermediar com a União o apoio necessário aos municípios gaúchos. Também nesta segunda, o vice-governador Gabriel Souza conduzirá reunião com os prefeitos de parte dos municípios atingidos. Para o encontro, que terá a presença de representações da União e de setores do governo estadual, foram convocadas as coordenações de Defesa Civil para o estabelecimento de balanços das demandas por suporte básico às pessoas desabrigadas e desalojadas.

 

Foto: RBS.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor Islabão). 

Comentários