Safra de grãos de inverno no RS é divulgada pela Emater
Últimas Notícias
Publicado em 16/06/2023

A safra de grãos de inverno deste ano no Rio Grande do Sul, composta por aveia branca, canola, cevada e trigo, teve sua divulgadora divulgada pela Emater/RS. Segundo os números, a produção total é esperada em 5.625.889 toneladas, o que representa uma queda de 12,81% em relação ao ano anterior. A área cultivada também teve uma redução de nível de 0,7%, totalizando 1.973.903 hectares.

A análise foi baseada nas intenções de plantio dos produtores dos municípios atendidos pelas 12 regionais da empresa no estado, levando em consideração as médias de produtividade dos anos anteriores em cada região.

Dentre as regiões, Pelotas se destaca pelo cultivo do trigo, com uma expectativa de crescimento de quase 20% na área cultivada, chegando a 19.677 hectares. A produção estimada para essa cultura é superior a 49 mil toneladas. Além do trigo, a regional de Pelotas deve cultivar 2.480 hectares de aveia branca e 270 hectares de canola. A produção esperada é de 3.712 toneladas de aveia branca e 567 toneladas de canola.

No estado como um todo, a intenção de plantio é de 1.505.704 hectares, com uma produção estimada de 4.548.934 toneladas. Apesar das reduções de 1,5% na área e 14% na produção, a safra de trigo pode alcançar a segunda maior marca da história. Os dados foram apresentados durante uma transmissão pela internet realizada na sede da Emater, em Porto Alegre. Participaram do evento o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld, e o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Lindomar do Carmo Moraes. O levantamento foi realizado em maio e abrangeu 382 municípios gaúchos produtores de trigo, o que representa 98,3% do total.

 

Foto: Emater.

Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor Islabão).

Comentários