A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FO/UFPel) foi beneficiada com uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para o atendimento odontológico de pessoas com deficiência (PCD).
O recurso é resultado do reconhecimento de uma situação comum no Brasil: os consultórios clínicos públicos não estão adequadamente preparados para atender pessoas com deficiência (PCDs), o que resulta em um baixo número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A emenda foi destinada pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) para resolver essa demanda na região sul do estado, com a expectativa de expandir para outros municípios gaúchos.
Os municípios da região sul do estado estão enfrentando uma demanda significativa de pessoas aguardando atendimento. A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é responsável por receber os cadastros dos interessados e trabalhar em conjunto com as prefeituras participantes para estabelecer critérios de prioridade e dar início aos atendimentos. Estima-se que as primeiras consultas em hospitais públicos de Pelotas possam ser realizadas a partir do início de setembro. Atualmente, há uma lista de espera com um alto número de pessoas, com cerca de 500 apenas em Rio Grande e Pelotas.
Foto: Ufpel.
Priscila Fagundes (estagiária sob supervisão de Paola Fernandes e Igor Islabão).