Nesta quarta-feira (14), o Conselho de Ética do Senado deu início a um procedimento disciplinar contra o senador Chico Rodrigues (PSB-RR). O parlamentar foi flagrado em outubro de 2020 com dinheiro escondido na cueca durante uma busca realizada pela Polícia Federal em sua residência.
O pedido de abertura do processo foi apresentado pelos partidos Rede Sustentabilidade e Cidadania, que também solicitam a cassação do mandato de Chico Rodrigues. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi designado como relator do caso.
Desde que o episódio veio à tona, Chico Rodrigues tem negado qualquer irregularidade, afirmando que agiu movido pelo "pânico e pelo medo".
Vale ressaltar que a decisão de abrir o processo não envolveu uma análise do mérito das acusações. O presidente do Conselho de Ética, Jayme Campos (União Brasil-MT), explicou que a abertura do processo indica apenas que os requisitos regimentais foram atendidos para que os pedidos fossem analisados.
Após a conclusão do processo, o Conselho de Ética poderá propor punições como advertência, censura, perda temporária do mandato ou até mesmo a cassação do senador. No entanto, as duas últimas penalidades precisam ser aprovadas pelo plenário da Casa.
Foto: Adriano Machado/ Reuters.
Priscila Fagundes (estagiária sob Igor Islabão e Paola Fernandes).