A Finlândia é oficialmente o novo país membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A adesão foi ratificada em cerimônia nesta terça-feira (04), em Bruxelas, na Bélgica.
A Finlândia divide uma fronteira de 1300 quilômetros com a Rússia. A adesão à OTAN é um dos principais movimentos geopolíticos do mundo desde o início da Guerra da Ucrânia, onde o motivo dado pelos russos para o ataque à Ucrânia foi pelo fato de Kiev estar em conversações para se unir à OTAN.
Com a adesão da Finlândia, a capital Helsinki encerra uma história de décadas de neutralidade e fica automaticamente protegida por todos os membros da OTAN, como os Estados Unidos por exemplo (caso o território finlandês seja invadido, tropas da Otan automaticamente são convocadas para intervir e para defendê-lo).
A OTAN foi criada em 1949, durante a Guerra Fria, sob a liderança dos Estados Unidos e como oposição à antiga União Soviética. A aliança conta com 31 países a partir de agora, o grupo zela pelos interesses econômicos e militares de seus membros.
A Suécia deve ser mais um país à se unir à aliança nos próximos dias.
Foto: Johanna Geron/Reprodução/REUTERS
Yasser Hassan (estagiário sob supervisão de Igor Islabão)