Governo antecipará reassentamento de famílias atingidas pelas chuvas em Manaus
27/03/2023 16:56 em Últimas Notícias

O Governo do Amazonas irá antecipar o reassentamento de moradores das áreas das comunidades Manaus 2000 no bairro Armando Mendes e Comunidade da Sharp, localizadas nas zonas Leste e Sul de Manaus. A decisão ocorreu após os últimos incidentes em decorrência da chuva na região norte do país.

O trabalho será feito para aqueles que perderam suas casas no último final de semana e em situações anteriores que aconteceram no início de março. A ação será conduzida pela Superintendência Estadual de Habitação (Suhab). Já a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, segue no planejamento de assistência às famílias.

Para receber o valor da "bolsa moradia transitória" as famílias precisam estar cadastradas no Programa Social Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que inicia a partir desta segunda-feira (27). Em coletiva de imprensa, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visitaram na tarde deste domingo (26), áreas da capital afetadas pelas fortes chuvas que aconteceram entre os dias 12 e 25 de março. Outra área anteriormente afetada foi o bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, onde um deslizamento de terra deixou oito mortos e desabrigados. Segundo o ministro Waldez Góes, um técnico do governo federal será enviado para a região para analisar as áreas afetadas pelos desastres.

Chuvas na Capital Amazonense

As chuvas são em decorrência ao clima que acontecem no primeiro trimestre anualmente na região norte do país. Infelizmente as principais áreas atingidas são as áreas de risco e assentamentos que estão em diferentes pontos da capital. Os efeitos do fenômeno climático La Niña, que acabou no final de fevereiro e tem seus efeitos sentidos até o começo de abril, somados ao clima da região, também levaram a os recentes desastres que ocorreram de norte a sul do Brasil. Além desse fenômeno, o desmatamento e a ação humana na aceleração do aquecimento global, levando a uma crise climática global, também são responsáveis pelos deslizamentos e alagamentos que atingem diversas cidades da Amazônia.

Saiba como entregar doações às vítimas

Instituições estão arrecadando alimentos não perecíveis, roupas, calçados, colchões, roupas de cama, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal entre outros.

Semasc

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Fundo Manaus Solidária, iniciaram uma campanha de doação para ajudar as famílias vítimas das chuvas.

A campanha tem como objetivo arrecadar:

- alimentos não perecíveis

- roupas

- calçados

- colchões

- roupas de cama

- produtos de limpeza

- produtos de higiene pessoal

- remédios

- fraldas e absorventes menstruais

Entre outras doações, os produtos podem ser entregues na sede da Semasc, no setor SOS Funeral, localizado na Avenida Ayrão, no Centro (próximo ao viaduto do Boulevard), zona Sul. As doações também podem ser entregues no Depósito do Fundo Manaus Solidária, na avenida Compensa, nº 770, bairro Vila da Prata, zona Oeste.

Telefone dos responsáveis:

(92) 98842-3017

(92) 99239-2980

(92) 99224-2587

Falar com Raimundo ou Elias.

Em nota, a Prefeitura de Manaus enfatizou que a Semasc não está arrecadando valores em dinheiro.

Parceiros Brilhantes

A ONG Parceiros Brilhantes também está recebendo doações para as famílias. As doações podem ser feitas por meio do site parceirosbrilhantes.apoiar.co/SOSChuvas ou através do PIX pix@parceirosbrilhantes.com.br. Em nota, a coordenação da ONG comentou que qualquer valor será bem-vindo e poderá ajudar inúmeras famílias das regiões periféricas da capital amazonense. A doação também pode ser feita por meio do cartão de crédito. Toda a movimentação bancária e atributos doados estão disponíveis de forma pública, incluindo extratos bancários e notas fiscais.

 

Foto: Leandro Guedes/Rede Amazônica.

Por: Lidiane Lopes (sob supervisão de Igor Islabão).

 

COMENTÁRIOS