Começou nesta segunda (27) a aplicação da vacina bivalente no Brasil
27/02/2023 17:50 em COVID-19

Começa a ser aplicado hoje (27), em todo o país a vacina bivalente contra a Covid19. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron, com perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

A vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme o órgão, a imunização será feita da seguinte forma: a fase 1 para pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Na fase 3, gestantes e puérperas e na fase 4 para profissionais de saúde.

Esse esquema segue para as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. As vacinas serão indicadas como dose de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a Covid19 seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a toda a população e são “totalmente eficazes contra a doença”.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal incompleto, deverão completá-lo com as vacinas monovalentes. A vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, protegendo contra as duas maiores variações da Ômicron, que registram o maior número de casos na última grande onda em todo o Brasil.

A vacina segue o cronograma também em Pelotas a partir desta segunda-feira (27). No cronograma estão idosos institucionalizados, funcionários de ILPI, adolescentes a partir de 12 anos, imunocomprometidas e idosos com 70 anos ou mais, com pelo menos o esquema primário completo e com pelo menos o esquema primário completo e com intervalo, de, no mínimo, quatro meses da última dose recebida. As aplicações estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pelotas. As doses poderão ser recebidas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas, das 8h às 20h, nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h às 17h, no Centro de Especialidades, das 8h às 18h. As pessoas também podem optar em agendar a vacinação através do site https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar.

 

Grupo de imunocomprometidos que estão aptos para a vacinação bivalente

 

- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea.

- Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).

- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por  ≥14 dias.

- Crianças: doses de prednisona, ou equivalente  ≥2 mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10 kg.

- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão.

- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise.

- Pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

- Pessoas com neoplasias hematológicas.

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

 

COMENTÁRIOS