Promovido pela Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas (AFPA-Pel), da Colônia de Pescadores Z-3 em parceria com a Emater/RS-Aascar, o evento foi autorizado a realizar a captura do crustáceo até o dia 31 de maio em Pelotas e conta com cerca de mil pescadores licenciados. Ainda na cerimônia, foi feito a entrega de licença para os pescadores sem autorização, exposição de artesanato da Associação das Redeiras e um almoço com os frutos-do-mar.
A expectativa para a captura alegra os pescadores que dependem dessa época da safra para obterem renda, uma vez que o estado enfrenta uma das maiores estiagens do Estado.
A cerimônia também foi realizada em Rio Grande, na região das Docas, no Mercado Público. Foi distribuído degustação de paella de camarão pela comunidade pesqueira aos participantes do evento, e contou com apresentação de cantores locais.
Cerca de três mil famílias do município estão envolvidas entre as atividades de captura e atividades artesanais, conforme a Secretaria da Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC).
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).