Devido à situação atual que o estado do Rio Grande do Sul vem enfrentando, Morro Redondo teve nesta terça-feira (31), situação de emergência ratificada decorrente a estiagem. A homologação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e nesta sexta-feira (03), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) também publicou, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, o reconhecimento da situação de emergência no Diário Oficial do Estado (DOE).
No dia 11 de janeiro, a prefeitura havia decretado situação e emergência e feito o levantamento da perda de grandes safras entre 2022 e o início de 2023. O relatório foi apresentado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar e Secretaria e Desenvolvimento Rural e turismo, do qual aponta as perdas das safras de soja, milho, feijão, pêssego e olericultura, e redução da produção de gado leiteiro e de corte. Estimasse a perca de R$9 milhões de prejuízos econômicos devido à grande estiagem na região.
A homologação da situação de emergência será um respaldo que facilitará a solicitação dos auxílios do governo para amenizar as perdas dos produtores rurais.
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).