Nesta quinta-feira (2) a conhecida Igreja do Porto de Pelotas foi declarada patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A solenidade de tombamento do prédio da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus - como é chamada na originalidade - aconteceu junto com a programação da 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de Pelotas.
A Igreja do Porto é patrimônio municipal desde fevereiro de 2020, no mesmo ano em que um ciclone atingiu a cidade, em julho, e danificou parte da estrutura do templo. Em agosto de 2020 um processo de restauro teve início na Igreja, visando salvar sua estrutura.
A Secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo, assinou a Portaria nº 03/2023 que tomou o prédio da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
O Pároco responsável pela Igreja do Porto, Wilson Fernandes, afirmou que o processo de reconhecimento como patrimônio favorece a recuperação da estrutura danificada e a continuidade das atividades da Igreja.
População pode contribuir com o restauro
O restauro do prédio está na sua segunda fase. A obra é dividida em mais três etapas, destinadas a devolver a beleza artística, com pinturas. A primeira, de escoramento provisório, já foi realizada. O projeto de restauração ainda necessita de mais de R$ 1,44 milhão, dos R$ 2 milhões orçados.
Empresas podem contribuir com a arrecadação do ICMS e a comunidade pode comprar uma rifa ou doar materiais, pelos telefones (53) 3222-3678 e 99703-3999.
Francine Neves
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Foto: Rodrigo Chagas