Prestes a completar nove anos de funcionamento, o Centro de Atendimento ao Autista Danilo Rolim de Moura da Prefeitura de Pelotas logo atingirá a meta estabelecida de 600 pessoas, estabelecida antes da pandemia. No decorrer do ano de 2022, foram 105 novas matrículas feitas e no total foram 543 alunos atendidos. Na segunda-feira (23), equipes de planejamento retomam as atividades para a elaboração do cronograma de ações para este ano.
Segundo a diretora do Centro, Débora Jacks, 2022 teve um alto índice de matrículas novas em nove anos desde a abertura do Centro, tendo em média mais de cem alunos. Débora ainda enfatiza que este ano será implementado uma biblioteca, um mini auditório com materiais didáticos de multimídia, além de uma praça com brinquedos adaptados. Os projetos serão realizados com recursos destinados por emendas impositivas indicadas por vereadores.
Outra implementação que o Centro se programa será na qualificação de todas as equipes de trabalho, mantendo ainda as informações internas e a realização de pesquisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema escolhido para presidir ao longo do ano, em todo o país, é “Mais informação, Menos preconceito”.
Com isso, o evento internacional de educação inclusiva voltará a ser realizado em Pelotas. Segundo informações da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o processo de formação continuada dos profissionais do Centro de Autismo, vai seguir contando com parceiros da instituição em parceria com a Universidade do Minho (Portugal) para a realização de mais uma edição do Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva (Conlubra) que, em 2024 será realizado pela terceira vez, em Pelotas.
A equipe de planejamento retornou nesta segunda-feira (23), e as atividades de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia recomeçam no dia 01/02 e os atendimentos pedagógicos no dia 23/02.
As entrevistas de novos ingressos irão acontecer no final de fevereiro, conforme a data de inscrição da lista de espera, o turno de escolha escolar e as vagas disponíveis: Intervenção Precoce, Atendimento Educacional Especializado para quem está na escola ou Atendimento Psico Pedagógico para quem não está na escola.
Os alunos que forem matriculados, poderão participar de atividades como arteterapia, pet terapia, ludoterapia e tecnologia assistida, além de oficinas de xadrez e atividades físicas variadas.
O endereço do Centro fica localizado na rua General Argolo, 1801, e atualmente conta com 50 profissionais, entre eles estão monitores, pessoal de apoio administrativo, professores, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, e outros.
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).
*Com informações da Assessoria de Imprensa