Centenas de peixes são encontrados na orla de Capão da Canoa
Últimas Notícias
Publicado em 20/01/2023

Por dois dias seguidos, frequentadores do orla de Capão da Canoa localizada no Litoral Norte, se depararam com milhares de peixes mortos por toda a faixa de areia do local.

Moradores realizaram a denúncia devido a situação, e em seguida uma guarnição da Patrulha Ambiental (Patram) se deslocou ao trecho, entre a área central do município e o distrito de Curumim, que fez a recolha dos peixes, estimando serem sardinhas. O material foi encaminhado para análise do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Ufgrs, em Imbé.

Segundo as biólogas Marisa Freitas e Eliziane Mello, da Prefeitura de Capão da Canoa, também analisaram e fizeram uma avaliação técnica inicial. Inicialmente a conclusão preliminar é de alterações químicas e físicas do ambiente marinho devido aos animais não estarem mortos na água. Relatam também de que o fato não prolongou por mais dias. A maior probabilidade é de que a maré tenha subido e o cardume, em fase de crescimento, ficou retido na areia com a crescida da maré.

 

Lidiane Lopes 

(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).

Comentários