O número de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão sendo ampliados. No início de 2023 a balanço era de menos 21 médicos atuantes, agora existem 12 vagas abertas e estimasse de que esse número zere até o mês de março. A adoção de um novo padrão de remuneração e de bolsas para residentes são fatores que tem atraído estes profissionais a trabalharem na região.
Segundo a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), não se medem esforços para elaborar e defender a aprovação de novos projetos que ajudassem a despertar o interesse dos médicos em atuar na rede municipal e agora a colheita dos resultados só crescem.
O que antes era um problema, agora está prestes a se resolver, iniciou em 2019 quando o governo federal fez alterações no programa Mais Médicos impedindo a participação de municípios de médio porte. Desde então, a quantidade de profissionais ocupando o cargo nas UBSs de Pelotas caiu drasticamente de 43 para 27 e, em seguida, para 24.
Ainda em 2019, o Ministério da Saúde lançou o programa Médicos pelo Brasil, com a iniciativa de ampliar a oferta de serviços médicos na rede pública, da qual foram aprovadas sete vagas para Pelotas, entretanto apenas quatro foram ocupadas.
Lidiane Lopes
(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis).