Pelotas decreta situação de emergência devido a estiagem
19/01/2023 17:45 em Últimas Notícias

Pelotas decretou nesta quinta-feira (19) situação de emergência por conta da estiagem que assola a região e todo o Rio Grande do Sul. Foi confirmado a perda de R$115,2 milhões na produção agropecuária. Com a necessidade de fornecer 3,2 mil famílias com caminhões-pipa e os prognósticos de manutenção, a Prefeita Paula Mascarenhas assinou o decreto nº6.696/2023, que autoriza os órgãos da prefeitura a desenvolverem medidas capazes de amenizar os danos na cidade pela falta de chuvas. As ações serão feitas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina confirmou que o nível registrado na Santa Bárbara é o pior do que em 2019 – quando a cidade enfrentou uma de suas piores estiagens – e já alcançou a marca de 1,80 metros abaixo do vertedouro, o que naquela época só aconteceu no final de fevereiro. Aliado a isso salinidade do arroio Pelotas tem reduzido ainda mais a disponibilidade de água para tratamento e distribuição.

Como forma de evitar o racionamento, o órgão responsável pelo abastecimento de água na cidade investiu R$500 mil em um sistema de transposição de água do arroio para o município de Santa Bárbara e já começou a funcionar. A frota de caminhões-pipa também foi aumentada, anteriormente 4 em frotas e atualmente 11, sendo 6 veículos operando diariamente para 3,2 mil famílias da zona rural, balneário dos Prazeres e Colônia dos Pescadores Z-3.

Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo dos Santos a partir de agora os laudos de situação apresentados pela Emater e outras entidades serão juntados ao processo de formalização da situação de emergência e encaminhados para o governos estadual e federal. A expectativa é de que a ação seja reconhecida seja reconhecida pelos dois níveis do governo em até 25 dias, o que não impede das ações no município, visto que o decreto entrou em vigor imediato. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater/Ascar, Irga, Embrapa, UFPel, Associação Rural, sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais participaram da reunião da assinatura do decreto.

 

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Lisandra Reis)

 

COMENTÁRIOS