Três municípios da zona sul tem os estados de emergência reconhecidos pelo Estado
17/01/2023 09:35 em Últimas Notícias

O governo do Rio Grande do Sul homologou os decretos de situação de emergência pela estiagem de três municípios da região sul: Arroio Grande, Herval e Pinheiro Machado. A medida foi publicada na segunda-feira (16), no Diário Oficial do Estado. 

Os três municípios registram perdas na produção de diversas culturas e no abastecimento para famílias do interior, afetados pelos índices de chuva abaixo do esperado para o período. De acordo com a Emater, sem os acumulados de chuva significativos, ainda nesta semana a região pode ultrapassar o R$1 bilhão em prejuízos.

Com a homologação pelo governo do Estado, os municípios podem ter acesso à ajuda humanitária.

O próximo passo, para essas cidades, é o reconhecimento da Defesa Civil Nacional, o que possibilitaria a solicitação do encaminhamento de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.

Outras 9 cidades da região, que já decretaram situação de emergência pela estiagem, ainda aguardam a homologação de seus decretos pelo governo estadual.

Em todo o Rio Grande do Sul, até a segunda-feira (16), 106 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem.

 

Francine Neves

COMENTÁRIOS