Prefeitura de Pelotas faz mutirão contra dengue a partir desta sexta-feira
05/04/2024 11:52 em Últimas Notícias

O primeiro mutirão contra a dengue, em abril, em Pelotas, está marcado para começar nesta sexta-feira (5), no perímetro das avenidas Manoel Antônio Peres e República do Líbano e ruas 12 e 20 do Dunas, zona leste da cidade. Nesta sexta-feira e sábado, equipes da Secretaria de Saúde (SMS) e contingente do Exército orientarão a população da localidade a descartar em frente às suas residências os materiais e resíduos facilitadores para a reprodução do mosquito. A partir de segunda-feira, funcionários ligados à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) recolherão todos os volumes descartados, além de efetuar o trabalho de roçagem, limpeza e filtragem da água parada nos meios-fios. 

A segunda edição do mutirão, denominado Bota-fora, está marcada para os dias 12 e 13 em perímetro que contempla a avenida Manoel Antônio Peres e as ruas 12, 20 e 29. O aumento do número de casos de dengue impõe à Prefeitura de Pelotas maior investimento em medidas de prevenção e combate à doença, a fim de diminuir a transmissão e os focos de Aedes aegypti - mosquito transmissor. Por conta disso, foi implementado o Bota-fora da campanha Pelotas Contra a Dengue. 

A visitação em residências, comércios e terrenos baldios pelos agentes da Vigilância em Saúde da SMS também é uma das principais ações do Município contra a proliferação do mosquito. Conforme dados coletados pela Secretaria de Saúde, cerca de 20 moradias são visitadas diariamente, de segunda a sexta-feira. Durante os meses de janeiro e fevereiro, foram contabilizadas mais de 30 mil visitas domiciliares. 

Conforme a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado, os agentes estão sempre uniformizados, com camiseta ou colete identificado como Vigilância em Saúde, além de bolsa de trabalho. “Os profissionais auxiliam na detecção de potenciais criadouros para o Aedes nas residências. Considerando que a principal forma de prevenção é via combate ao vetor, impedindo sua reprodução, é fundamental que as pessoas os recebam e sigam as orientações”, relata.

 

Reprodução: Ascom/Prefeitura de Pelotas

Foto: Janine Tomberg

COMENTÁRIOS