Prefeitura anuncia alternativa para evitar greve do transporte coletivo
21/03/2024 10:29 em Últimas Notícias

A fim de evitar a paralisação do transporte coletivo de Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quarta-feira (20), em live nas redes sociais, uma alternativa para o impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas e Região (STTRP) e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTPC). Para possibilitar o entendimento entre as partes e impedir a greve, o Município irá propor a antecipação do reajuste da tarifa, de R$ 5,00 para R$ 6,00, exclusivamente para os pagamentos realizados em dinheiro. As demais modalidades de pagamento, como pix, cartões Prati e cartões de crédito e débito seguem sem alteração. Os estudantes continuam a pagar 50% da tarifa.

O reajuste tarifário, que já havia sido anunciado para vigorar a partir de 1º de junho, é uma tentativa de desestimular o pagamento com dinheiro. Paula anunciou que a proposta pode ser antecipada para abril, com a condição que a medida represente o acordo definitivo entre as partes e evite a paralisação do transporte coletivo.

“A gente sabe o quanto uma greve de transporte pode impactar negativamente na vida das pessoas. Diante dessa possibilidade clara de paralisação e da provocação que nos foi feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pensamos que a antecipação do reajuste, para o pagamento da passagem em dinheiro, pode ser uma alternativa importante para resolver o problema. Até o momento, essa é apenas uma contribuição encontrada pelo Município para buscar o entendimento e evitar transtornos para o usuário. A antecipação somente será anunciada depois que ambas as partes assinarem o termo de acordo e nós tivermos a certeza que não haverá greve”, explicou a chefe do Executivo.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, esclarece que a redução do número de pagantes em dinheiro pode representar, além de mais segurança no transporte coletivo, uma possibilidade de entendimento entre o Consórcio e o Sindicato.

“Dentro do processo de redução da presença de dinheiro dentro do ônibus, que levou, inclusive, à redução drástica do número de assaltos ao transporte coletivo, nós já tínhamos estipulado o prazo de reajuste em tarifas pagas em dinheiro para junho. Como o TRT solicitou que nós estudássemos essa alternativa, pois ela poderia representar um espaço de negociação entre as partes, identificamos a viabilidade da antecipação, considerando o baixo número de pagantes dessa modalidade e a possibilidade de, assim, evitar a greve do transporte coletivo”, afirmou Flávio.

Nova audiência de mediação entre as partes, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), está marcada para a sexta-feira (22), quando a proposta de antecipação do reajuste será apresentada pelo Município.

Por Ascom/Prefeitura de Pelotas

Foto Michel Corvello/Ascom/Prefeitura de Pelotas

COMENTÁRIOS