A partir de 7 de outubro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passará a receber visitas semanais dos palhaços da ONG Esquadrão da Alegria. A ação, realizada uma vez por semana, faz parte de um conjunto de intervenções lúdicas voltadas à promoção da saúde mental e física dos pacientes internados.
Os voluntários, conhecidos como "doutores-besteirologistas", atuam de forma lúdica, levando momentos de descontração e alívio aos pacientes. Suas visitas incluem músicas, brincadeiras e interações personalizadas com aqueles que estão em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a diretora local da ONG, Carina Soares Noda, o impacto é perceptível desde o primeiro contato: "Ao bater na porta com nosso nariz vermelho e nossa roupa engraçada, já mudamos a energia do ambiente", explicou.
Com mais de 100 integrantes, a ONG Esquadrão da Alegria já atingiu mais de 30 mil pessoas em 2023, atuando em 12 unidades hospitalares no Rio Grande do Sul. A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do HE, Adriana Coutinho, destacou que a parceria com o Esquadrão da Alegria era um objetivo antigo. "A atuação de palhaços em hospitais integra um cuidar mais humano, considerandoo ser humano em suas múltiplas dimensões, além do corpo físico", afirmou.
Por Redação
Foto Divulgação