O 23º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul abre a programação de Conferências da 98° Expofeira de Pelotas nesta segunda-feira (7). Dividido entre quatro palestras, o Simpósio vai abordar temas voltados para nutrição, reprodução e manejo com foco no aumento da eficiência produtiva, visando melhorar a produtividade e aumentar a rentabilidade na ovinocultura.
Além do Simpósio, a programação da Casa da Ovelha será intensa durante a Expofeira de Pelotas. Os ovinos chegam até quinta-feira (10), às 12h, e às 14h começa a coleta de lã para realização da micronagem pelo Laboratório de Lãs do Departamento de Zootecnia da UFPel, informa a presidente da Casa da Ovelha, Gilliany Mota.
A programação prossegue na sexta-feira (11), às 14h, com o julgamento de admissão com participação do ovinocultor, médico veterinário, inspetor técnico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Sérgio Muñoz. No sábado (12), a partir das 10h, ocorre o julgamento morfológico dos ovinos, com o ovinocultor, médico veterinário Colbert Saretta.
Também no sábado, no Galpão de Ovinos ocorre a 2ª Mostra de Artesanato em lã das 10h às 17h, com artesãs de 13 municípios, assistidas pelos técnicos da Emater com desfile das peças às 16h. À noite, na Casa da Ovelha, tem churrasco e entrega de prêmios. No domingo (13), pela manhã, terá o 1º Concurso de Assado de Cordeiro e, pela tarde, demonstração de esquila Tally-Hi (técnica de tosquia de ovinos) e acondicionamento da lã no Galpão de Ovinos.
Por A Hora do Sul
Foto QZ7 Filmes