Vereadores aprovam lei que torna Oxum padroeira de Pelotas
Últimas Notícias
Publicado em 23/08/2024

Os vereadores de Pelotas aprovaram o projeto de lei que torna a orixá Oxum padroeira de Pelotas juntamente de São Francisco de Paula. A orixá é cultuada por religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé, e é reconhecida como deusa das águas doces, da beleza, da riqueza e da fertilidade. 

A lei, de autoria de Paulo Coitinho (Cidadania), vai à sanção da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Caso entre em vigor, Pelotas se tornará o primeiro município a ter um orixá como padroeiro oficial. 

Normalmente, orixás são celebrados como padroeiros de municípios por associação com os santos católicos com os quais são sincretizados, o que não seria o caso de Pelotas. Oxum costuma ser sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto São Francisco de Paula não possui nenhum equivalente nas religiões de matriz africana. Oxum é a segunda esposa de Xangô e representa a sabedoria e o poder feminino. Além disso, é vista como deusa do ouro e do jogo de búzios.

De acordo com Coitinho, o projeto é fruto de uma conversa com o Conselho Municipal do Povo de Terreiro. "É uma reparação histórica que se faz para o povo das religiões de matriz africana. Esse povo edificou essa cidade através da mão de obra escrava, do seu trabalho nas charqueadas”, exemplifica.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Astrocentro

Comentários
Comentário enviado com sucesso!