A Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg) apresentou, na manhã desta quarta-feira (21/8), as ações e projetos do Plano Rio Grande ao Tribunal de Contas do Estado (TCE RS). O Plano Rio Grande é o programa de reconstrução e resiliência climática do governo do Estado, que é dividido em três eixos: Emergencial (ações focadas no curto prazo), Reconstrução (médio prazo) e Rio Grande do Sul do Futuro (longo prazo).
Fajardo ressaltou que existe uma centralidade no monitoramento das ações, que ocorre via Serg, que trabalha de forma transversal e acompanha todos as demandas que integram o plano. Os status dos projetos podem ser acompanhados pelo site do Plano Rio Grande. “Nosso objetivo é promover as entregas que a sociedade espera, com muito diálogo e transparência em cada etapa”, explicou.
A sociedade também está representada e participa por meio do Conselho do Plano Rio Grande, com 182 representações do Poder Público, da sociedade civil e das pessoas atingidas pelas enchentes. Já o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática é a representação da academia, sendo um órgão colegiado com atribuições consultivas e propositivas.
Por Ascom Serg
Foto Ascom Serg