Governo libera R$ 1,97 bilhão para abater dívidas rurais de produtores do Rio Grande do Sul
Últimas Notícias
Publicado em 22/08/2024

Nesta quinta-feira (22) o governo federal publicou uma nova medida provisória que fornece  R$ 1,97 bilhão para abater dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul. A medida ainda faz parte do pacote de ajuda federal após as enchentes de maio. Segundo o governo, o valor será usado para cobrir o desconto dado pelos bancos em empréstimos tomados antes da tragédia.

O desconto é válido somente para produtores rurais que tiveam 30% ou mais de toda a produção perdida nas enchentes. No fim de julho, em outra MP, o governo federal autorizou bancos, cooperativas e outras instituições a concederem descontos, nas parcelas de 2024, nas parcelas dos empréstimos contratados por esses produtores desde que os contratos fossem anteriores à chuva. Agora, o crédito extraordinário aberto pela MP vai cobrir esses descontos, complementando o valor pago pelos produtores aos credores desses empréstimos.

Os descontos podem ser solicitados pelos produtores rurais gaúchos até o dia 10 de setembro, o prazo consta em um decreto do Ministério da Agricultura, publicado já neste mês.

Por Augusto Lettnin Ferri

Foto Agricultura RS/Facebook, reprodução

Comentários
Comentário enviado com sucesso!