O Brasil é o país da América Latina com maior número de universidades classificadas entre as melhores do mundo segundo o Ranking Acadêmico Mundial de Universidades de 2024. Ao todo, são 18 instituições brasileiras, composto por 15 federais e 3 estaduais, entre elas está a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Pelotas.
As universidades federais classificadas foram: do Rio Grande do Sul (UFRGS); de Minas Gerais (UFMG); do Rio de Janeiro (UFRJ); do Paraná (UFPR); de Santa Catarina (UFSC); de Santa Maria (UFSM); de São Paulo (Unifesp); de Brasília (UnB); de São Carlos (UFSCar); de Viçosa (UFV); da Bahia (Ufba); do Ceará (UFC); de Goiás (UFG); de Pernambuco (UFPE); e de Pelotas (UFPel). As três universidades estaduais contempladas foram as de São Paulo (USP), Paulista (Unesp) e de Campinas (Unicamp).
Os três primeiros lugares do ranking são ocupados por universidades dos Estados Unidos, sendo elas Harvard University, Stanford University e Massachusetts Institute of Technology.
A classificação se baseia na qualidade da educação, a qualidade da instituição, o impacto da pesquisa acadêmica e o desempenho per capita, ou seja, de um aluno dentro da instituição.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto Divulgações/Canva