Um novo sensor para leitura dos níveis da Lagoa dos Patos e do Rio Guaíba foi instalado no Farol do Itapuã. A instalação ocorreu durante o início de agosto, com a participação de membros do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Rio Grande e do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia, e foi solicitada pelo Programa de Gestão Ambiental do Porto de Porto Alegre (PGA-POA) após o dispositivo anterior ter sido destruído nas enchentes de maio. O local é considerado estratégico por delimitar tanto a Bacia do Guaíba quanto a Lagoa dos Patos.
A tecnologia usada na nova estação é similar a utilizada em Porto Alegre e Rio Grande. O equipamente foi instalado no topo do farol e consegue medir o nível da água em um raio de centenas de metros de distância, tanto da Bacia do Guaíba quanto do norte a sul da Laguna, graças aos 15 metros do farol.
De acordo com o diretor do meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, as informações que serão obtidas com este novo sensor irão auxiliar os agentes públicos envolvidos nos processos de atendimento de emergências climáticas. “Esta nova fonte de informações sobre o nível do Guaíba e da Lagoa dos Patos complementa as redes federal e estadual de monitoramento fluviométrico com robustez e redundância. O monitoramento hídrico na região contribui para a operação segura e eficiente dos portos” explicou o professor do Departamento de Geodésia do Instituto de Geociências (IGEO), Felipe Nievinski.
Por Augusto Lettnin Ferri
Foto TripAdvisor