Serviço Acolher e Crai Rio Grande oferecem suporte integral e contínuo, reforçando a proteção e a assistência às mulheres e crianças vítimas de violência sexual
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), ligado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebersh), oferece atendimento especializado para vítimas de violência sexual. O Serviço Especializado na Atenção Integral às Mulheres e Adolescentes de Gravidez, conhecido como Serviço Acolher, foi inaugurado em 2019 e presta serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS). Este programa reforça a relevância da campanha “Agosto Lilás”, estabelecida pela Lei nº 14.448/2022, com o propósito de promover a proteção feminina e aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres.
O Serviço Acolher é o único na região Sul do estado a fornecer suporte a mulheres vítimas de violência sexual e a realizar a interrupção de gestação, conforme permitido por lei. Ele também atua como referência para os municípios de Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte. A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, oferece um acolhimento completo e acompanhamento ambulatorial, que inclui atendimento de urgência e emergência, além da oferta de medicações profiláticas para gestação e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Além do Serviço Acolher, o HU-Furg também conta com o Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil (Crai Rio Grande), que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Desde sua abertura em março de 2023, o centro já registrou 260 casos, envolvendo menores de ambos os sexos.
Como obter atendimento
O atendimento está disponível no Acesso 2 (Rua Visconde de Paranaguá, nº 102), a qualquer hora do dia e durante todos os dias da semana. Os profissionais de recepção e portaria estão preparados para proporcionar um acolhimento ágil e encaminhar para a equipe especializada que realizará o atendimento necessário. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os números de contato são: Centro Obstétrico (53) 3233.8823 e Crai Rio Grande (53) 3233.0264 (telefone fixo ou WhatsApp).
Por: Pedro Farias
Foto: Divulgação Furg