Paula participa de reunião do Plano Rio Grande
Últimas Notícias
Publicado em 15/08/2024

 

 

Atividade do Governo do Estado reuniu lideranças de diferentes regiões no Palácio Piratini, em Porto Alegre

 

 

Durante a tarde desta quarta-feira (14) a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou da reunião do Plano Rio Grande, idealizado pelo Governo do Estado. A atividade, realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre, reuniu lideranças de diferentes municípios e regiões do Rio Grande do Sul. Na pauta do encontro, a discussão de estratégias de solução para reconstrução dos municípios após as enchentes de maio.

 

Enquanto presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), a prefeita falou sobre os impactos da crise climática na região e destacou a instalação da nova agência de desenvolvimento da Azonasul.

 

“Agradecemos ao Estado pela parceria de antes e, principalmente, depois da tragédia climática. Tivemos grandes prejuízos na zona Sul, mas felizmente não perdemos nenhuma vida. Soubemos usar como princípio a precaução e o trabalho integrado. A partir da Azonasul tivemos recentemente a criação da Agência de Desenvolvimento, na qual o primeiro eixo que encaminhamos foi justamente a câmara de resiliência, a fim de trabalhar a capacidade de respostas rápidas e eficientes em adaptação às crises climáticas”, destacou Paula.

 

Desenvolvido pelo Governo do Estado, o Plano Rio Grande é um programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática do Rio Grande do Sul, o qual propõe medidas para atenuar os impactos causados pela calamidade pública que assolou o Estado.

 

Com ações de curto, médio e longo prazo, o plano atua em basicamente três frentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e um conjunto de medidas chamado Rio Grande do Sul do Futuro. As propostas e estratégias de superação foram apresentadas aos gestores pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza.

 

Câmara de Resiliência – Azonasul

 

Como um dos braços técnicos da agência, a Câmara de Resiliência e Desenvolvimento busca, por meio de um trabalho coletivo, desenvolver estratégias sustentáveis de preservação e proteção ao meio ambiente que, ao mesmo tempo, sirvam como pilares propulsores do desenvolvimento regional, gerando emprego, riqueza e novas oportunidades para os municípios da região Sul.

 

Por: Assessoria de Imprensa

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom/Governo do RS

 

Comentários