Tanto o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas como o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal de Rio Grande vão optar pelo uso do Mercado Livre de Energia até o início de 2025. Essa mudança para o fornecimento de energia por meio de fontes renováveis será mais sustentável e econômica para ambas as instituições.
A adesão contemplará duas unidades consumidoras gerando uma economia média de 30% num período de 5 anos, o que corresponde ao valor de R$ 1,4 milhão. Com a participação no MLE, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) faz opção pelo fornecimento de energia através de fontes renováveis poderá obter o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC), sistema global utilizado por várias empresas.
No âmbito dos hospitais universitários, a Ebserh vislumbra economicidade e, ainda, o alinhamento com a promoção da sustentabilidade ambiental expressa no seu mapa estratégico 2024-2028. Para os participantes do processo, os ganhos serão em escala, graças ao grande número de unidades consumidoras e de grande porte que a empresa possui.
Também chamado de Ambiente Livre de Contratação (ACL), no Mercado Livre de Energia, o consumidor negocia diretamente com o fornecedor, sem o intermédio de uma distribuidora, o que permite economia em tarifas, ajustes conforme demandas e necessidades, negociação de prazos e diversificação de fontes renováveis de geração, cujo produto energético pode ser adquirido de vários lugares do país.
Por Assessoria de Imprensa
Foto Reprodução UFPEL/FURG