Prefeitura, Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas e produtores - organizadores das atividades que marcarão a safra da uva deste ano em Pelotas - definiram que a 14ª Abertura Oficial da Colheita será no dia 7 de fevereiro, na propriedade do casal Eduardo e Núbia Scheutzow, localizada na Ponte Cordeiro de Farias, 5º distrito, Cascata.
A comissão de organizadores, em reunião, nesta semana, na propriedade dos Scheutzow, também definiu que a abertura da Feira Municipal da Uva será em solenidade no dia 15 de fevereiro, no Largo Edmar Fetter. A Feira se estenderá até o dia 24 de fevereiro, com comercialização da fruta in natura e derivados, em bancas no Centro e bairros da cidade, no sistema de venda direta produtor/consumidor.
No encontro desta semana, ainda foram escolhidas as soberanas da Corte da Uva. A rainha Yasmin Schuler Sturbelle tem 17 anos e é moradora na colônia Santa Áurea, 8º distrito, Rincão da Cruz. A princesa Ellen Schiavon Scherdien, 17 anos, mora na colônia Vila Nova, 7º distrito, Quilombo. Cabe às jovens a divulgação do potencial de Pelotas para produção de uvas, visando à valorização da atividade dos agricultores que se dedicam ao cultivo.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Município, apurou que Pelotas conta com 18 hectares de uva de mesa irrigada, das variedades Niágara rosa e branca, e 31 hectares de produção da fruta para sucos e vinhos. De acordo com a Emater, 17 produtores cultivam uvas de mesa como atividade comercial e profissional e 39 são agricultores que produzem a fruta para a indústria.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Pelotas