Chuvas no RS frustram expectativa para safra do camarão
Últimas Notícias
Publicado em 08/01/2024

Faltando menos de um mês para o início da safra do camarão, a perspectiva é desfavorável aos pescadores. O grande volume de chuvas nos últimos meses de 2023, no Rio Grande do Sul, fez com que o nível da água na Lagoa dos Patos se elevasse, prejudicando a entrada do crustáceo cuja temporada de pesca começa no dia 1º de fevereiro e termina em 31 de maio.

Conforme o presidente do Sindicato dos Pescadores da Colônia Z3 (Pelotas), Nilmar Conceição, a tendência é que não haja safra. "A preocupação é grande [ao considerar] a água que tivemos aí nos meses de outubro, novembro e dezembro", revelou, referindo-se às chuvas ocorridas no estado no ano passado. Apesar do prognóstico adverso, Conceição ressalta que existe a possibilidade de haver camarão, ainda que em quantidade pouco significativa, se o clima ajudar. "Se tiver [camarão], vai ser em quantidade mínima, mas não dá pra dizer que não vai ter", ponderou.

Analisando o histórico, Nilmar pontuou que os pescadores têm sentido os efeitos das mudanças climáticas. Segundo ele, 2013 foi o último "grande" período de pesca do crustáceo na região, quando cada pescador capturou, em média, 1.500 quilos diários.

Diante do cenário, o Comitê Gestor das Feiras de Pescado em Pelotas irá se reunir, na próxima quinta-feira (11), para deliberar sobre a realização ou não de evento para marcar a abertura da temporada de captura de camarão.


Por Gabriel Barenho

Comentários