Dando continuidade ao cronograma de limpeza de canais de macrodrenagem, o Sanep retomou nesta quarta-feira (3) a manutenção das estruturas da Praia do Laranjal. Com apoio de maquinário e instrumentos manuais, as equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) atuam nos canais da avenida Espirito Santo e da rua Vinte e Nove. Os locais são pontos importantes para garantir o escoamento das águas da chuva até a Casa de Bombas localizada na região.
O Sanep é responsável pela limpeza e desobstrução de mais de 90 quilômetros de canais de macrodrenagem de Pelotas. Equipes atuam na retirada da vegetação excessiva e dos resíduos descartados incorretamente. Em algumas situações, biólogas da autarquia acompanham as limpezas, como forma de preservar a fauna local existente nos canais. Por meio do manejo e retirada das tartarugas e cágados que vivem nos locais, as profissionais garantem a segurança e o cuidado das espécies.
Em 2023, o Sanep encerrou o cronograma de limpeza das estruturas de forma positiva, alcançando a marca de 45 quilômetros de canais de macrodrenagem desobstruídos e 729 cargas de resíduos removidas. Pelo menos 25 estruturas foram atendidas ao longo do ano, com retirada do excesso de vegetação, além de diversos tipos de materiais, como sofás, cadeiras, geladeiras, fogões, peças de automóveis, entre outros itens volumosos descartados incorretamente nos canais.
Foto: Prefeitura - Renata Ávila.