A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou suas projeções para a economia brasileira, estimando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,7% em 2024. Para o ano corrente, a expectativa é um crescimento de 3%, mantendo-se o mesmo patamar do ano anterior. Esses dados foram divulgados hoje, em Brasília, por meio do Informe Conjuntural: Economia Brasileira 2023-2024.
Apesar do resultado positivo, a CNI ressalta que o crescimento em 2023 não marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento. Segundo a entidade, o atual crescimento do PIB baseia-se em fatores conjunturais excepcionais, como o expressivo aumento do PIB da agropecuária, mas também com uma queda nos investimentos produtivos.
As projeções para a indústria de transformação e construção em 2024 são mais conservadoras, estimando-se um crescimento de 0,3% e 0,7%, respectivamente. Entretanto, essa elevação busca recuperar as quedas observadas no ano atual, onde a indústria de transformação registrou uma queda de 0,7% e a construção, uma retração de 0,6%.
Por: Renan Ferreira
Foto: Reprodução