Protesto de Estivadores em Rio Grande Exige Cadastro no OGMO
Últimas Notícias
Publicado em 31/10/2023

Cerca de 70 trabalhadores da Cooperativa de Estivadores de Rio Grande (Coopestiva) protestaram na manhã de segunda-feira (30) no centro da cidade. O ato, que começou em frente à Prefeitura e terminou no prédio da Justiça do Trabalho, reivindica agilidade na ação que tramita na Justiça do Trabalho para cadastramento supletivo no Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Rio Grande (OGMO). Os manifestantes alegam que o órgão não atende 85% da demanda portuária.

A manifestação também expressa preocupação com o andamento dos trabalhos no Porto, destacando a falta de 784 postos de trabalho e o risco de acidentes devido à sobrecarga.

A falta de mão de obra é justificada pela aposentadoria dos trabalhadores e pela retirada de 94 concursados. O advogado Viana ressalta que, com a saída dos concursados, não há mais impedimento para uma sentença favorável aos cooperativados. A preocupação atual é com a contratação de terceirizados sem qualificação adequada para trabalhadores portuários avulsos.

 

Foto: Portos RS.

Comentários