O número de casos de gripe aviária no Brasil já passou de 100, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A maioria dos casos foi detectada em aves silvestres, mas dois foram confirmados em aves domésticas.
O único caso registrado no Rio Grande do Sul foi o de um cisne de pescoço preto que morreu na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar. O vírus H5N1 foi identificado no animal, que causou a morte de outros cisnes da mesma espécie. O foco foi controlado e não atingiu as criações comerciais.
Os estados com mais casos de gripe aviária são Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O município com mais focos é Vila Velha (ES), com sete. O caso mais recente foi divulgado no último domingo (17), quando um vídeo mostrou aves mortas em uma praia de Santos (SP).
A gripe aviária é causada por um vírus que pode infectar aves e outros animais, e em alguns casos, ser transmitido para humanos. O vírus pode provocar doenças respiratórias graves e até a morte. O Mapa informou que está monitorando a situação e tomando medidas para prevenir e controlar a doença.
Foto: Agência Brasil
Renan Ferreira (estagiário sob supervisão de Paola Fernandes