Dia Mundial de Combate à Tuberculose
24/03/2023 18:31 em Últimas Notícias

O dia 24 de março é marcado pela data onde traz a visibilidade à luta contra a tuberculose, do qual os órgãos oficiais da saúde buscam eliminar a doença como problema de saúde pública no Brasil. A taxa de incidência da tuberculose está atualmente acima da média nacional, onde o estado do Rio Grande do Sul enfrenta o desafio de frear a propagação de uma doença evitável e curável.

 

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, uma bactéria que acomete os pulmões na grande maioria das vezes e pode resultar em problemas mais graves, levando à óbito. A transmissão ocorre por meio das vias aéreas, isto é, durante a fala, espirro ou tosse podem ser eliminados bacilos que virão a infectar outras pessoas que estejam no mesmo ambiente. É importante lembrar que essa doença tem cura e o tratamento deve ser iniciado imediatamente assim que surgirem os sintomas.

 

O tema está ligado infelizmente às desigualdades econômicas, por isto, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose traz à tona a relação direta com a pobreza e com a vulnerabilidade social. Como consequência, condições precárias de higiene, saúde e moradia colocam grupos específicos em maior risco de exposição à doença. Indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de rua acabam sendo as populações mais afetadas, junto com as pessoas vivendo com HIV-Aids.

 

Tratamento

 

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento totalmente gratuito para a doença. O diagnóstico logo no início dos sintomas e o acompanhamento do paciente pelas equipes de saúde são estratégias para identificar as fontes de infecção e descontinuar a transmissão entre as pessoas. A adesão do tratamento é um fator importante para garantir a cura e barrar a cadeia de transmissão devendo ser seguido corretamente.

 

O cuidado terapêutico é um processo longo, durando no mínimo seis meses e exigindo o uso de medicação contínua, apesar da melhora logo nas primeiras semanas. Por este motivo, o tratamento deve ser realizado até o final rigorosamente, pois a administração irregular pode acarretar em complicações e provocar o desenvolvimento de tuberculose resistente aos medicamentos utilizados.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

 

COMENTÁRIOS