A Associação Mundial de Atletismo proíbe mulheres trans de competir na categoria feminina
24/03/2023 16:11 em Últimas Notícias

A Word Athletics, organização que gere o atletismo mundialmente, proibiu atletas transgênero de competir na categoria feminina em eventos internacionais. O presidente da organização, Sebastião Coe, disse que nenhuma atleta transgênero que passou pela puberdade masculina poderá disputar competições que valem  para o ranking mundial feminino a partir do dia 31 de março. Um grupo de trabalho será criado para conduzir mais pesquisas sobre as diretrizes de elegibilidade para transgêneros.

Em nota, Sebastião afirmou que "não estamos dizendo "não" para sempre", sobre as questões impostas pelo conselho. Entretando, o conselho da World Athletics também votou para reduzir a quantitade de testosterona no sangue permitida para atletas com diferenças no desenvolvimento sexual (DSD), como a sul-africana Caster Semenya. Nos regulamentos anteriores, os atletas DSD eram alvos de restrições apenas em eventos que variavam de 400 mestros a uma milha.

Disposições provisórias serão introduzidas para atletas DSD que já competem em eventos anteriormente irrestritos, exigindo que eles mantenham seus níveis de testosterona abaixo de 2,5 nanomoles por litro por um período de seis meses antes de serem autorizados a competir novamente. 

Foto: David Gray/Reuters.

Fonte: BBC News.

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).

 

COMENTÁRIOS