Indústria brasileira de desenvolvimento de games cresceu 600% em oito anos
24/03/2023 15:40 em Últimas Notícias

A indústria brasileira de desenvolvimento de games cresceu mais de 600% em oito anos. Segundo o último levantamento da Abragames, o total de empresas do setor passou de 133 empresas em 2014 para 1009 no último ano. São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os três estados brasileiros com o maior número de desenvolvedoras de games com cerca de 280, 89 e 58, respectivamente.

Somadas, as regiões Sudeste e Sul concentram 78% das desenvolvedoras brasileiras. Em todo o Brasil, já são mais de 12.440 empregos gerados pela produção de games, que com crescimento, passou a exigir cada vez mais qualificação profissional. A expectativa da Associação de Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul é que o estado se torne uma das referências do setor na América Latina.

Outro aspecto relevante da pesquisa é o nível de centralização regional do ecossistema. Apesar do ambiente de produção cada vez mais digitalizado e da presença de estúdios em todos as regiões do país, o Sudeste ainda concentra mais da metade dos desenvolvedores (57%), seguido do Sul (21%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (6%) e Norte (3%).

Foto: SS Games Antigos Porto Alegre/Divulgação.

Fonte: Forbes.

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).
 

COMENTÁRIOS