Festival Lollapalooza é flagrado explorando trabalho escravo em São Paulo
23/03/2023 17:26 em Últimas Notícias

Homens que atuavam na informalidade e prestavam serviços na preparação do festival Lollapalooza, um dos mais conhecidos do mundo, foram resgatados esta semana. Após 12 horas diárias, eles não podiam deixar o local do evento e dormiam sobre papelões.

As vítimas trabalhavam como carregadores de bebidas, e um deles em depoimento relatou que, além de trabalharem na parte de carregamento de engradados e outras caixas, eles eram obrigados pela chefia a ficar na tenda de depósito e dormiam em cima de papelão e paletes, para vigiarem as cargas. Os cinco homens resgatados prestavam serviços para a empresa terceirizada Yellow Stripe, contratada pela Time 4 Fun, conhecida como T4F, dona do Lollapalooza no Brasil. Ambas empresas foram notificadas e serão responsabilizadas diretamente pela situação dos cinco trabalhadores escravizados.

Após o resgate, as empresas foram obrigadas a ressarcir cada um dos trabalhadores em aproximadamente R$10 mil pelos salários devidos, verbas rescisórias e horas extras. O valor ainda pode aumentar, caso o Ministério Público do Trabalho entre com pedido de verbas indenizatórias.

Foto: Marcelo Brandt/G1.

 

Lidiane Lopes

(Estagiária sob supervisão de Igor Islabão).
 

COMENTÁRIOS